domingo, 24 de outubro de 2010

Guernica 3D

 

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madri.
Eu confesso que tinha meus preconceitos estéticos em relação ao quadro. Ele não era o meu primeiro na lista de obras que gostaria de ficar frente a frente. Lembro-me que minha amiga Ana, que me acompanhou  no circuito de arte Paris-Madri, dizia  que eu iria me  encantar com o quadro. Diante de tantos trabalhos de artistas modernistas como Klein, Gris, Miro, Tapies, Dali, meu interesse não era no painel preto e branco de Picasso. Mas já que estava la no Reina Sofia, fui dar uma "olhadinha" básica na Guernica. Foi como um transe. Analisei cada item do quadro, quando senti uma lágrima brotar do meu olho direito. Estava emocionada. Hoje, Guernica não sai do meu plano de aula. Não posso deixar de mostrar a meus alunos que  Pablo Picasso,na época não queria retratar a guerra e sim a injustiça.
Esse video mostra a Guernica tridimensionalmente.  
Beijo, xau.

3 comentários:

  1. Vea, essa obra é sensacional e precisa ser compartilhada sempre. Assisti a esse vídeo em uma aula com M.C., super recomendo!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Aeww!! Passei esse video na minha aula! É de arrepiar! AMO!
    Bjos, Veinha!

    ResponderExcluir
  3. Miga,
    Você sabe que sou uma anta nos assuntos relacionados à arte, mas tenha certeza que uma das coisas que mais admiro na sua fúcsia pessoa, é o conhecimento que vc tem desse assunto e a forma como você o aborda!

    Vamos incluir passeios cults na Quejolândia!
    Mais que topo!
    Beijos

    Lully

    ResponderExcluir

E aí? O que você achou? Me conta, vai!!!